• Roberlo
  • Notícias
  • A UdG e a Roberlo criam um simulador para melhorar a eficiência logística

A UdG e a Roberlo criam um simulador para melhorar a eficiência logística

 Voltar para todas as noticias

A Universidade de Girona (UdG) e a Roberlo realizaram um projeto de colaboração que permitiu a criação de um inovador simulador que é capaz de aumentar a eficiência e otimizar o espaço de armazenamento dos centros logísticos.

Esta iniciativa nasceu no início de 2018 devido à necessidade de extrair o máximo rendimento do armazém e do espaço destinado a picking para a preparação dos pedidos no centro logístico que a Roberlo possui na CIM (Central Integrada de Mercadorias) La Selva.

Mais concretamente, faz uma análise dos dados históricos dos movimentos do armazém e propõe quais são os produtos que devem ter uma posição de picking designada para reduzir e otimizar o tempo de preparação dos pedidos. Além disso, o programa permite simular a eficiência do armazém em qualquer tipo de configuração, considerando projeções de futuro dos diferentes produtos.

 

Mais produtividade e rapidez na entrega de pedidos

A ferramenta foi programada para que seja intuitiva, prática e de fácil aplicação. Até agora, já permitiu um aumento de cerca de 10% na eficiência do Departamento de Expedição da Roberlo, encarregado da preparação e distribuição dos pedidos que são enviados a mais de 120 países.

Em números, o programa permitiu uma redução de quase 2.000 horas de trabalho anual, aumentando assim a produtividade e liberando recursos para atender possíveis urgências.

 

Da empresa à sala de aula

Aproveitando este projeto, e com o objetivo de aproximar o mundo empresarial às salas de aula, esta colaboração será explicada como caso prático dentro dos assuntos da disciplina de Logística e Cadeia de Fornecimento do Mestrado de Engenharia Industrial da UdG.

Paralelamente, está prevista uma visita anual dos alunos desse mestrado às instalações da CIM La Selva. A primeira delas já foi realizada durante o mês de dezembro de 2018 e contou com a participação de quinze alunos.

A iniciativa também inspirou a temática do projeto de final de curso para a Faculdade de Engenharia de uma aluna que realiza estes estudos na Universidade de Girona. Em seu trabalho, a aluna tratará de melhorar a visualização dos dados do simulador. Está previsto que na metade de 2019 já esteja disponível a versão definitiva, embora a ferramenta já esteja em funcionamento na versão beta.

A Roberlo acredita que a melhora da nossa eficiência repercute em uma melhor preparação dos pedidos, o que traz mais agilidade e segurança para nossos clientes. Estes benefícios terão um papel fundamental, levando em conta as tendências logísticas no setor químico em nível mundial, baseadas na utilização do mínimo estoque possível e na máxima rapidez e exigência nos tempos de entrega dos pedidos.

Por outro lado, os representantes da universidade pretendem apresentar este projeto nos próximos congressos e trabalhá-lo como um caso prático em revistas acadêmicas do setor.

Gostariamos de saber de você.

A pessoa mais importante na Roberlo é você. Explicamos suas dúvidas e ficaremos satisfeitos em responder

Faça-nos uma visita

Rua Shirlei Boeira Souto, 402
Parque Industrial Mauá
083413740 Colombo - PR
BRASIL

Informe-se +55 41 31398200

Registre-se em nossa newsletter

Receba no seu email as novidades e últimas notícias sobre novos produtos da Roberlo, sem dúvida a maneira mais fácil de estar em dia.

Eu li e aceito a Política de Privacidade.